A proposta pedagógica da Doce Infância privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social. A Doce Infância adota a metodologia pedagógica sócioconstrutivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil.

Estruturando o trabalho educacional, os objetivos da instituição ficam organizados dentro da proposta curricular, que é constituída pelas áreas do conhecimento, que são as diretrizes do planejamento para desenvolver na criança quatro competências básicas: pessoal (ser), relacional (conviver), produtiva (fazer) e cognitiva (conhecer).

Currículo da Educação Infantil

Linguagem

A participação plena do indivíduo no mundo letrado e acesso aos bens culturais, se dá através da linguagem oral e escrita. Esta, como meio de comunicação contextualizada, tem a função de favorecer a interação com as outras pessoas e a compreensão da realidade. Promover a linguagem da criança significa proporcionar experiências, nas quais ela vivencie a comunicação, a expressão e a “leitura” de todas as formas possíveis. Desenvolvendo assim, competências fundamentais para a progressão do conhecimento.

Psicomotricidade

A educação psicomotora não é um novo método de Educação Física. Ela utiliza o movimento tal como a Educação física tradicional, mas como meio e não como fim a atingir. Não propõem a aquisição de gestos automáticos, estilos, técnicas; na educação psicomotora o movimento é um suporte para aquisição de conceitos abstratos, percepções e sensações que darão conhecimento do complexo aparelho que é nosso corpo e, através deste, o conhecimento do mundo que nos rodeia.

Ciências Sociais

O trabalho com as Ciências Sociais deve fomentar as crianças, reflexões sobre a diversidade de hábitos, modos de vida e costumes de diferentes povos, lugares e épocas. Dessa forma, construindo o conhecimento da diversidade dos mesmos fatos no seu meio social (as crianças da própria turma, os vizinhos do bairro…). Esse trabalho atua na estruturação da identidade sociocultural da criança, através de uma análise embasada no respeito às diferenças e semelhanças existentes na sociedade.

Ciências Naturais

O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ajudar a criança a compreender o mundo em que ela vive. Levando em conta a curiosidade natural da criança, é importante criar oportunidades para ela pensar e se manifestar. Dessa forma, proporcionar a ampliação e a modificação do que a criança já sabe, a respeito das relações do homem com a natureza e de acontecimentos e fenômenos de um universo em constante transformação, do qual ela faz parte.

Lógico-matemático

O conhecimento lógico-matemático deve ser constituído pela criança através da exploração de situações-problemas contextualizadas com o seu cotidiano. É importante que esse trabalho proporcione o desenvolvimento do raciocínio lógico e da aquisição da noção de número, através das ações de classificar, ordenar, seriar e comparar objetos em função de diferentes critérios. Destaca-se ainda que essas ações tenham papel fundamental na construção de conhecimentos em diferentes áreas. Um recurso essencial para desenvolver as habilidades matemáticas de forma interdisciplinar é o jogo, que além da criança adquirir conhecimentos, proporciona também o aprendizado do convívio e do respeito a seus colegas.

Iniciação Musical

O trabalho com a música deve proporcionar à criança o reconhecimento da sonoridade e dos ritmos presentes no mundo. Reunindo a sensibilidade, o conhecimento e a ação, a música favorece o desenvolvimento global da criança. A linguagem musical, forma de expressão e comunicação, beneficia o processo de ensino-aprendizagem, através do entusiasmo e alegria que ela desperta na criança, abrindo caminhos para superação de dificuldades e construção de conhecimentos.

Artes Plásticas

As Artes Plásticas para a criança são uma forma de expressar sua “leitura” e compreensão da realidade. Para o trabalho educacional, ela deve servir ao desenvolvimento da criatividade, fator de integração entre aprendizado e realização. Partindo da expressão de vivências da criança, é importante proporcionar oportunidades, nas quais ela utilize diferentes objetos e materiais, desenvolvendo sua sensibilidade e capacidade criadora.

Artes Cênicas

A dramatização desperta e educa, fazendo a criança trabalhar com a sua imaginação e criatividade, estimulando-a a autoexpressão e desenvolvendo a linguagem oral e gestual. Através da dramatização a criança coloca-se no lugar do outro, tirando disso experiência e aprendizado.

Tecnologias da Comunicação e da Informação

As tecnologias da comunicação e da Informação, a cada dia, estão mais presentes no cotidiano das pessoas, não sendo diferente com as crianças. Elas convivem com essas tecnologias em casa, na escola, nas lojas, lanchonetes entre outras. Dessa forma, essas tecnologias na escola devem facilitar o dia a dia das crianças, atuando no processo ensino-aprendizagem e promovendo hábitos saudáveis e habilidades para o uso do computador.

Inglês

Com a maturação cerebral que ocorre até por volta dos 10 anos, a criança vai perdendo a facilidade existente até então, de identificar fonemas característicos de outra língua. Até o terceiro ano de idade, essa facilidade é até quatro vezes maior do que entre os adultos. Ficando cientificamente provado, que “é mais fácil começar a aprender um idioma estrangeiro na primeira infância”, afirma o neuropediatra Mauro Muszkat, professor da Universidade Federal de São Paulo.